Criar uma Loja Virtual Grátis

Rating: 2.2/5 (154 votos)



ONLINE
5




Partilhe esta Página



Total de visitas: 25460
NOTICIAS
NOTICIAS

Equipamentos ajudam a prever enchentes e deslizamentos em Itaquá

O novo  pluviômetro que foi instalado em Itaquá. Foto: Reprodução Tv Diário

O novo pluviômetro que foi instalado em Itaquá. Foto: Reprodução Tv Diário

 

Um estudo do Governo Federal revela que vários bairros de Itaquaquecetuba (SP) devem ser completamente desocupados. Enquanto isso não é possível, novos equipamentos podem ajudar a salvar vidas antes que enchentes e deslizamentos aconteçam.

O pluviômetro foi instalado no Parque Ecológico de Itaquá. Foto: Reprodução Tv Diário

O pluviômetro foi instalado no Parque Ecológico de Itaquá. Foto: Reprodução Tv Diário

A ideia é que sete pluviômetros automáticos funcionem na cidade e substituam o sistema manual utilizado até agora. No equipamento antigo, o funcionário tem que se deslocar até o aparelho e retirar a água, fazer cálculos e aí sim saber quanto choveu e passar a informação para a Defesa Civil. Já com os novos equipamentos, o volume de chuva é calculado automaticamente e as informações são mandadas via satélite, em tempo real, para um sistema que pode ser visto pela Prefeitura, pelo Estado e pelo Ministério da Integração.

O novo  pluviômetro que foi instalado em Itaquá. Foto: Reprodução Tv Diário

O novo pluviômetro que foi instalado em Itaquá. Foto: Reprodução Tv Diário

O monitoramento deve ser mais amplo, para assim poder alertar os moradores de áreas de risco. Os pluviômetros são instrumentos de emergência e as informações podem ajudar a Defesa Civil a retirar esses moradores quando os equipamentos detectam uma quantidade muito grande de chuva. Segundo a Prefeitura, os pluviômetros automáticos devem entrar em operação até o fim do mês.

Estudo
No entanto, o esforço do pluviômetro pode não ser suficiente. Um estudo do Relatório do Serviço Geológico do Brasil entregue para a Prefeitura aponta que a solução vai muito além do monitoramento. No relatório, as áreas são divididas em quatro tipos de risco. O R4 é quando há urgências para as ações e 13 bairros da cidade foram considerados prioritários.

Um deles é o Mascarenhas. As casas neste bairro estão às margens de um lago que recebe água do Rio Tietê. Em janeiro, as famílias que vivem lá viram as ruas do bairro desaparecerem e, para chegar em casa, apenas de caminhão. Para evitar o alto risco, a Prefeitura até mesmo treinou alguns moradores para fazerem o monitoramento. Uma destas pessoas é a agente do núcleo de defesa civil da comunidade Doraci Rodrigues. “Eu liguei, e eles vieram e tiraram o pessoal”, diz.

Kléber da Silva Conceição, coordenador da Defesa Civil. Foto: Reprodução Tv Diário

Kléber da Silva Conceição, coordenador da Defesa Civil. Foto: Reprodução Tv Diário

Mas essas soluções são temporárias, segundo técnicos do serviço geológico. A solução, para o Mascarenhas e outros 12 bairros, é a desocupação de acordo com o estudo. Ou seja, para eles, esses bairros teriam que deixar de existir. Mas, segundo o coordenador da Defesa Civil, Kléber da Silva Conceição, ainda não há uma previsão de quando ou como isso deve acontecer. “Está sendo feito o cadastramento de todas as famílias porque nós temos que trabalhar com outros departamentos, para daí sim a gente gerar uma solução de transferência desses moradores”, afirma.

Para quem vive no bairro, sair dali pode ser uma nova oportunidade. “Eu me imagino fora dos Mascarenhas, porque esse lugar para nós não dá não. As crianças aqui não tem nenhum benefício e nem para a gente. A água que a gente toma banho é a água da lagoa ali. As bombas são ali dentro. A solução que nós temos por enquanto é essa, a gente vai correr atrás e ninguém faz nada por nós”, lamenta o desempregado Fernando Aparecido Turciano.

 


 

Prefeitura investe em parceiras com a população para combater enchentes.

Defesa Civil e Sec de Obras (2)

 

A Prefeitura de Itaquaquecetuba conta com uma aliada importante para evitar estragos causados pelas enchentes: a própria população. A administração municipal está investindo em parcerias com moradores e empresas para realizar um trabalho de prevenção e combate aos danos causados pelas chuvas. Ontem, uma força tarefa – formada por representantes da Defesa Civil e das Secretarias de Obras e de Planejamento –  visitou uma indústria têxtil localizada no bairro Vila Bartira e que sofreu prejuízos com o temporal que atingiu o município na semana do Reveillon.

O objetivo da Prefeitura foi dar suporte técnico a empresa, que conta com mil funcionários e está instalada no município há mais de 20 anos. O secretário de Obras, Roberto Kimura, o diretor de Planejamento Terrestre, Gelson Ginetti, e o coordenador interino da Defesa Civil,  Kleber Conceição, percorreram as instalações da fábrica e analisaram de perto os prejuízos causados pelas chuvas. Os vereadores Wilson Pirata, Adriana Felix e Rolgaciano acompanharam a vistoria. “A Prefeitura vai dar todo o suporte a quem sofreu prejuízos com as chuvas”, afirmou Kimura.

Defesa Civil e Sec de Obras (3)

A empresa têxtil está localizada em um terreno de 45 mil metros quadrados localizado ao lado do córrego Três Pontes, que transbordou e inundou o local. Os técnicos da Prefeitura deram algumas sugestões para evitar novos prejuízos. “Sugerimos a construção de um muro de arrimo ou a colocação de bombas para retirar a água. Mas, quem decide é a empresa, já que se trata de uma propriedade particular”, disse Gelson.

Defesa Civil e Sec de Obras (7)

De acordo com os diretores da empresa, o problema acontece porque a vazão do córrego diminui muito quando passa por baixo de uma ponte da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). A Prefeitura já solicitou uma audiência com o secretário estadual de Logística e Transportes, Duarte Nogueira, responsável pela CPTM, para tratar do assunto.

Bairros

Nos bairros onde há maior risco de enchentes foram instalados os chamados NUDECs (Núcleos de Defesa Civil). Os moradores que manifestaram desejo de participar receberam treinamento dado pela Defesa Civil Municipal. “Essas pessoas aprenderam a identificar os sinais de riscos das enchentes, como uma rachadura na parede ou o início de um deslizamento”, afirmou Kléber Conceição.

A principal função dos voluntários que atuam no NUDEC é avisar a Defesa Civil com a maior antecedência possível sobre as ocorrências. É o caso de dona Doraci, que mora nos bairros Mascarenhas e participa do projeto. Com um colete da Defesa Civil, ela faz a fiscalização constante do local. “Pra mim é um orgulho fazer esse trabalho. Ajudo minha família e meus vizinhos”, declarou.

O coordenador interino da Defesa Civil lembrou que o trabalho de conscientização é outro ponto importante do projeto. “A Prefeitura faz a limpeza dos córregos, mas a manutenção fica por conta dos moradores, que não deve jogar lixo”, declarou. Atualmente, dez bairros da cidade contam com um NUDEC. A intenção da Defesa Civil é aumentar esse número para 40 até o fim do ano.

 

Foto: Osvaldo Birke

 


 

 

17-11-2014 Defesa Civil Estadual realiza Oficinas Regionais de Redução de Riscos – Operação Verão 2014/2015

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP) continua com as Oficinas Regionais de Redução de Riscos – Operação Verão 2014/2015. O objetivo da Oficina é capacitar os municípios para atuarem preventivamente frente aos problemas típicos de verão, por meio de vários temas abordados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP), Instituto Geológico (IG), Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e Somar Meteorologia. Os participantes das Oficinas são os futuros divulgadores do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil em suas comunidades e contribuirão para a divulgação do tema Defesa Civil, na sociedade.

Confira abaixo as datas e locais das próximas oficinas:

Região de Campinas: Dia 24 de novembro – Auditório do Teatro Ralino Zambotto, Rua Romeu Augusto Rela, 1100, Bairro do Engenho – Itatiba/SP.

Região Metropolitana: Dia 27 de novembro – CEPAM - Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal, Avenida Prof Lineu Prestes, 913, Cidade Universitária - São Paulo.

 Para fazer sua inscrição acesse o link: 

https://www.sidec.sp.gov.br/producao/Diplencurso/cursos.php#

 

 

 

 


Itaquaquecetuba, 31 de julho de 2014.

Desmoronamento de obra em Itaquaquecetuba deixa um morto.

Vítima foi resgatada dos escombros, mas não resistiu.
Uma casa vizinha chegou a ser atingida.

 

Vítima é resgatada por diversos homens do Corpo de Bombeiros (Foto: Elton Pires/TV Diário)
Vítima é resgatada por homens do Corpo de Bombeiros (Foto: Elton Pires/TV Diário)

Um homem morreu soterrado após o desmoronamento de uma obra em Itaquaquecetuba na tarde desta quarta-feira (30), conforme informou o Corpo de Bombeiros. De acordo com as primeiras informações da corporação, a vítima não resistiu e morreu no local. Pelo menos oito viaturas foram mobilizadas para a ocorrência. Por volta das 18h, equipes ainda trabalhavam na área do desmoronamento em busca de outras possíveis vítimas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima de 45 anos trabalhava na escavação de um barranco para a construção de um muro de arrimo quando a terra cedeu. Os bombeiros informaram que dois operários correram, mas a vítima foi soterrada por cerca de 2 metros de terra. 

Ainda segundo os bombeiros, a obra que desabou fica na esquina da Avenida Ítalo Adami, com a Rodovia Henrique Eroles (SP-66). Segundo a Prefeitura de Itaquaquecetuba, uma residência situada ao lado da obra também foi atingida. O imóvel foi interditado pela Defesa Civil. O Corpo de Bombeiros disse ainda que quatro imóveis ao redor do local do desmoronamento foram interditados por causa do risco iminente de desabamento. Os moradores foram retirados das casas. Por volta das 19h, os bombeiros encerraram o trabalho. A Polícia Militar e a Defesa Civil permanecem no local, preservando a área para a perícia.

  •  
Várias viaturas foram mobilizadas para o resgate no desabamento (Foto: Elton Pires/TV Diário)
Duas viaturas da Defesa Civil  e pelo menos 8 viaturas foram mobilizadas para o resgate no desabamento (Foto: Elton Pires/TV Diário).

 

Itaquaquecetuba, 06 de Junho de 2014.

Parabéns aos agentes que concluiram o curso de Bridadista Civil de combate a Incêndio em cobertura vegetal.

Itaquaquecetuba, 26 de maio de 2014.


 

Itaquaquecetuba 19 de maio de 2014.

19-05-2014 Defesa Civil Estadual realiza Oficina Regional para Redução de Riscos – Estiagem em Franco da Rocha

Nos dias 15 e 16 de maio, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP) realizou no município de Franco da Rocha a Oficina Regional para Redução de Riscos – Estiagem. Na quinta – feira, 15, o Coordenador Estadual de Defesa Civil e Secretário Chefe da Casa Militar, Coronel PM José Roberto Rodrigues de Oliveira participou da abertura da oficina e acompanhou os trabalhos iniciais. Esta foi à primeira participação do novo Secretário Chefe da Casa militar em eventos da CEDEC/SP.

O Borbinha (mascote da Defesa Civil Estadual) participou de uma atividade com as crianças presentes no local. Ele entregou cartilhas da Defesa Civil e interagiu com as crianças.

 Temas como política estadual de proteção e defesa civil, operação corta fogo (monitorar focos de incêndios florestais), combate a incêndios em coberturas vegetais, orientações de como criar um plano preventivo para estiagem (PPDC), fiscalização de queimadas e incêndios florestais e exemplos de boas práticas em unidades de conservação foram abordados. A sexta – feira, 16, foi dedicada ao Corpo de Bombeiros para a formação de brigadistas.


 

 

fonte https://www.sidec.sp.gov.br/defesacivil/index.php/component/content/article/24-not/248-19-05-2014-defesa-civil-estadual-realiza-oficina-regional-para-reducao-de-riscos-estiagem-em-franco-da-rocha


 

Itaquaquecetuba 16 de maio de 2014.

A Coordenadoria de Defesa civil de Itaqquaquecetuba, esteve representando nosso municipio no curso de capacitação "Oficina Regional de Redução de Riscos - Estiagem", ministrado pela Defesa Civil do Estado.

O curso teve dois dias de duração e em seu coteudo contou com palestras ministradas pela CETESB, SECRETARIAS DE MEIO AMBIENTE, COORDENADORIAS ESTADUAL DE DEFESA CIVIL, POLICIA AMBINETAL.

Contando com o incentico do Gabinete do Pefeito e do senhor Geraldo Perioto Secretario Municipal de Segurança Urbana, a equipe liderada pelo senhor Kleber da Silva Conceição, Coordenador Interino de Defesa Civil, foi composta pelos agentes: Amarildo, Charlier, Itamar, j.Lima e Viana,  os quais receberam os cumprimentos externados pelo senhor Geraldo e pelo Coordenador de Defesa Civil, com esta etapa cumprida Itaquaquecetuba receberá o certificado de unicipio com brigada de incencio Florestal, (conforme o Redec M3 Capitão Dorce).

Fotos Kleber Conceição - Sala de intrução no Instituto Florestal Parque Juqueri, as Defesas Civis do Alto TieTe reunidas em treinamento.

 

Foto Kleber conceição - Oficiais do corpo de Bombeiros após ministração de campo com combate a incendio em mata fechada. da esquerda superior para a direita Guarda Ambiental de Santo Andre, Capitão Dorce - Redec M3, Sd CBPM, Viana, Amarildo, Itamar, Kleber e J.Lima.

Com a entrega dos certificados cada um dos Brigadistas receberá um kit para combate a Incendio Florestal.

 


 

 

 Itaquaquecetuba 25 de Abril de 2014.

Acidente mata operário de obra do Rodoanel em Itaquaquecetuba, SP
 

Um homem morreu e outro ficou ferido após o desabamento de uma estrutura de sustentação na obra do Rodoanel Leste, na região do bairro Campo da Venda, em Itaquaquecetuba (SP), por volta das 21h20 de quarta-feira.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Itaquaquecetuba, Kleber da Silva Conceição, os dois trabalhavam na obra e faziam o preenchimento com concreto de uma estrutura para sustentação de uma ponte, que tem entre 15 e 20 metros de altura, quando houve o desabamento. 

Na queda, o operário Valdete da Cunha, 46 anos, foi arremessado e morreu. Antonio da Silva Costa, 19 anos, ficou ferido e foi encaminhado ao hospital Santa Marcelina de Itaquaquecetuba.

Segundo Conceição, não há indícios de irregularidades no trabalho dos operários. “Os trabalhadores estavam com os equipamentos necessários e a empresa (responsável pela obra) nos comprovou que os operários tinham curso necessário para trabalho em altura", disse o coordenador da Defesa Civil da cidade ao Terra.

Por conta do desabamento, a Defesa Civil interditou cerca de 500 metros do canteiro de obras, que fica na avenida Vereador Almiro Dias de Oliveira na altura da estrada do Mandi.

 

 


 

Itaquaquecetuba 25 de Abril de 2014.

Acidente mata operário de obra do Rodoanel em Itaquaquecetuba, SP
 

Um homem morreu e outro ficou ferido após o desabamento de uma estrutura de sustentação na obra do Rodoanel Leste, na região do bairro Campo da Venda, em Itaquaquecetuba (SP), por volta das 21h20 de quarta-feira.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Itaquaquecetuba, Kleber da Silva Conceição, os dois trabalhavam na obra e faziam o preenchimento com concreto de uma estrutura para sustentação de uma ponte, que tem entre 15 e 20 metros de altura, quando houve o desabamento. 

Na queda, o operário Valdete da Cunha, 46 anos, foi arremessado e morreu. Antonio da Silva Costa, 19 anos, ficou ferido e foi encaminhado ao hospital Santa Marcelina de Itaquaquecetuba.

Segundo Conceição, não há indícios de irregularidades no trabalho dos operários. “Os trabalhadores estavam com os equipamentos necessários e a empresa (responsável pela obra) nos comprovou que os operários tinham curso necessário para trabalho em altura", disse o coordenador da Defesa Civil da cidade ao Terra.

Por conta do desabamento, a Defesa Civil interditou cerca de 500 metros do canteiro de obras, que fica na avenida Vereador Almiro Dias de Oliveira na altura da estrada do Mandi.


 

Itaquaquecetuba, 27 de março de 2014.

 

1º Curso de Aperfeiçoamento de Proteção e Defesa Civil Itaquaquecetuba.

 


 

A Unidade de Defesa Civil de Itaquaquecetuba realizou o piloto do curso multidisciplinar de
“Aperfeiçoamento em Proteção e Defesa Civil” O curso teve duração de 30 horas e foi realizado no periodo de 17 a 21 de março.

 

 Os participantes obtiveram de noções basicas de Proteção e Defesa Civil , primeiros socorros, Zoonóses e prevenção ao uso de drogas.
O aprendizado é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Seguança, por meio da Defesa Civil, e envolveu o
Corpo de Bombeiros de Itaquaquecetuba, Samu, Zoonoses, Secretaria de Meio Ambiente e a Guarda
Civil Municipal com o GUARD (Grupo Unido de Resistência as Drogas).
Segundo o coordenador interino da Defesa Civil, Kleber Conceição, o mesmo será expandido para as Nudec´s (Núcleos de Defesa Civil nos bairros) como grade oficial de treinamento.

O Secretario Municipal de Segurança Urbana senhor Geraldo Perioto, fará a entrega oficial dos Certificados dia 28 de março conforme o cronograma do curso.

 


 

Itaquaquecetuba, 24 de fevereiro de 2014

Revoada de Pipas no parque Ecológico

 


 

Itaquaquecetuba, 28 de Janeiro de 2014.

Famílias que estavam no Ginásio Municipal de Itaquaquecetuba retornam para suas casas.

 

 


 

Itaquaquecetuba, 27 de janeiro de 2014

 

Defesa Civil retira moradores da Estrada dos Mascarenhas

 

 

 

 

 


 

Itaquaquecetuba, 14 de janeiro de 2014

 

Defesa Civil monitora 24 áreas de risco em Itaquaquecetuba.

Reparos em casa atingida por caminhão em Itaquaquecetuba devem ser feitos nesta terça

imagens TVDIARIO.

 

 


 

Itaquaquecetuba, 07 de Janeiro de 2014

Três ficam feridos em acidente com container em Itaquaquecetuba (SP)

Equipamento não suportou o peso durante a descarga de sacos de cimento.
Fora de risco, vítimas foram levadas ao Hospital Santa Marcelina.

O tombamento de um container feriu três homens tarde desta terça-feira (7), em Itaquaquecetuba. Segundo os bombeiros, eles trabalhavam em uma obra particular quando a estrutura não suportou o sobrepeso enquanto eram descarregados sacos de cimento. Os três  estavam dentro do equipamento e conseguiram escapar.

As vítimas estão internadas no Hospital Santa Marcelina. Um deles aguarda para saber se terá de passar por cirurgia. Outro está sob os cuidados da equipe de ortopedia da unidade. O estado de saúde do terceiro homem não foi informado.

O capitão do Corpo de Bombeiros, Alexandre de Castro Costa, auxiliou no atendimento dos trabalhadores e afastou o risco de morte. “Uma [vítima foi atendida] com fratura de membros inferiores, uma com suspeita de pneumotórax [presença de ar fora dos pulmões que causa dificuldade para respirar] e outra vítima com escoriações leves”.

O acidente ocorreu por volta de 15h30, no bairro Aracaré. O local foi interditado pela Defesa Civil e será liberado após os resultados da perícia.